CIAP


O CIAP segue uma lógica de capítulos até certo ponto similar a Classificação Internacional de Doenças (CID). O CIAP se classifica por motivos pelo os quais os pessoas buscam o sistema básico de saúde, possibilitando ser a utilização desses motivos por vários profissionais, com isso a comunicação entre os profissionais da unidade é melhor. Na Atenção Primária, até 50% das consultas não tem elementos suficientes para se chegar a um diagnóstico determinado. Isto vai de encontro a alguns pontos:

  • Entender o adoecimento, ou seja, a perspectiva do paciente, ao se registrar o que a trouxe ao consultório e não a suspeita do profissional.
  • Classificar o motivo real da consulta e não o provável diagnóstico, não tentando encaixar obrigatoriamente o paciente em uma caixinha de diagnóstico (muitas vezes causando iatrogenia).
  • Apresentar também motivos de consultas que não são "doenças" (e portanto não são classificáveis pela CID), tais como medo de câncer, preocupação com a aparência, problemas com a vizinhança ou relacionados ao trabalho, problema conjugal, perda de familiar. Não são doenças, mas são fatores que definitivamente afetam a saúde.
CIAP 2 Sumário Classificação Internacional de Atenção Primaria (CIAP 2)

Em terceiro lugar, a CIAP segue uma organização do processo diagnóstico em sete componentes iguais para todos os capítulos:

  • Componente de queixas e sintomas.
  • Componente de procedimentos, diagnósticos e preventivos.
  • Componente de medicações, tratamentos e procedimentos terapêuticos.
  • Componentes de resultados de exames.
  • Componentes admirativo.
  • Componente de acompanhamento.
  • Componente de diagnósticos e doenças, incluído: doenças infectadas, neoplasias, lesões, anomalias congênitas e outras de especificas.

O CIAP traz sempre três informações que representam o contato da pessoa com profissional de saúde que simplesmente um rótulo que define uma doença:

  • O Motivo da consulta.
  • O Diagnóstico ou problema percebido pelo profissional.
  • A Intervenção ou procedimento feito em relação ao problema.
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